Estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa para surdo: uma revisão bibliográfica
Silva, Patrícia Roberta da
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral apontar, de acordo com a pesquisa bibliográfica, sugestões para melhores escolhas metodológicas para o ensino de português como segunda língua para aprendizes surdos. E como específicos: fazer um levantamento bibliográfico sobre metodologias de ensino de português para surdos; selecionar, de acordo com os trabalhos pesquisados, as metodologias apontadas para o ensino de português como segunda língua para surdos; fazer um panorama das metodologias encontradas. Justifica-se este trabalho, pois podem ser dadas formas para minimizar as dificuldades do discente surdo quanto a aprendizagem do Português como L2, a partir dos métodos de ensinoaprendizagem aplicados em sala de aula. Esta é uma pesquisa qualitativa que em sua metodologia utilizou, como instrumento o levantamento bibliográfico, realizado no Google Acadêmico, Periódicos da Capes e Scielo. foram analisados cinco textos...O referencial teórico tem como base o que é a língua materna conforme Leite (1995) e a concepção de segunda língua de acordo com Muñoz, Araújo, Ceia, (2011), Skliar (1997), entre outros. Observou-se durante o garimpo e produção deste artigo a importância de refletir sobre o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os discentes surdos presentes no ensino regular, pois essas discussões proporcionam a busca de metodologias adequadas neste processo de ensino aprendizagem. Ressaltando assim a relevância de trabalhos que abordem essas discussões sobre o ensino do português para surdos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.