Ensino na Rede EPT: discutindo a auto avaliação em um curso no ensino médio integrado no IFPB Campus João Pessoa
Lucena, Nathya Fernandes de
Resumo
O presente estudo vem tratar da educação profissional a nível de ensino médio integrado ao técnico, sob a perspectiva da implementação de um sistema de autoavaliação institucional, a ser aplicado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O tema remete ao fato de que a educação tem passado por inúmeras modificações em seus fundamentos, pois as políticas educacionais que colocam em conflito a harmonia entre entre o ensino propedêutico e profissional, advindas das relações de poder do âmbito educacional, acabaram por aprofundar a segmentação e o dualismo entre o ensino médio e a educação profissional e tecnológica. Devido a estrutura da sociedade brasileira, em que jovens precisam começar a trabalhar cedo para ajudar a família, mantiveram-se cursos técnicos que integram ensino médio e educação profissional. A criação dos Institutos Federais em 2008 reafirmou a prioridade da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou incentivar a comunidade acadêmica para a implementação da autoavaliação institucional no âmbito dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPB, tendo como lócus da pesquisa o Curso Técnico Integrado de Contabilidade, assim como gerar um material educativo, para ser propalado entre o corpo docente, discente e demais integrantes do corpo acadêmica do IFPB-Campus João Pessoa. Ressalta-se que não existe um modelo padronizado para este fim, no entanto a autoavaliação institucional já é conhecida no âmbito dos cursos superiores e serve como base para a tomada de decisões institucionais e os sujeitos envolvidos e a sociedade podem acompanhar o aperfeiçoamento dos processos do curso. Esta pesquisa terá abordagem qualitativa e quantitativa, mediante questionários estruturados que foram aplicados a docentes atuantes junto ao curso mencionado. A aplicação dos questionários desta pesquisa apontou que os participantes sentiram dificuldades em responder o questionário de autoavaliação, assim como para o desconhecimento dos discentes acerca das categorias de análise que compõem um instrumento de autoavaliação de cursos integrados, destarte advieram formas para esclarecer sobre o tema, através de um vídeo educativo e uma cartilha informativ
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.