O trabalho com a intertextualidade nos textos publicitários: uma possível alternativa para o letramento do aluno surdo

Lima Júnior, José Rodrigues de

Resumo

Este trabalho aborda o papel da intertextualidade nos textos publicitários no letramento do aluno surdo, no que tange à Língua Portuguesa, na modalidade escrita. Diante da escolha do tema temos como objetivo principal analisar como uma proposta de atividade com a intertextualidade pode ajudar no desenvolvimento da leitura e da escrita em L2 para surdos. Assim, seguimos com os objetivos específico: i) apresentar uma abordagem do letramento visual no ensino da leitura e da escrita para surdos; ii) propor atividades de letramento por meio da intertextualidade, que facilitem a aquisição do letramento em L2. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre os estudos do letramento e sobre o letramento da pessoa surda, visto que a Língua Portuguesa é a segunda língua para estes indivíduos. Em seguida, descrevemos e analisamos uma proposta didática que aborda a intertextualidade em anúncios publicitários, mostrando como a organização desta proposta pode ser uma alternativa para desenvolver o letramento do aluno surdo. Nessa perspectiva buscamos respaldo teórico na visão sociointeracionista da linguagem citada por Vygotsky (1991), sobre letramento buscamos apoio nas ideias de Magda Soares (1998), e sobre leitura apontamos Marchuschi (2008) como referência, desta forma, entendemos que o trabalho com o gênero textual deve ser a base do ensino de Língua Portuguesa para os discentes surdos.

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