Desmonte de rocha com o uso de explosivos: estudo de caso em trecho da Ferrovia Nova Transnordestina

Araujo, Andrêza Leite de

Resumo

Para promover a integração e dinamizar a economia do Nordeste, está sendo implantada a Ferrovia Transnordestina, a qual tem origem em Eliseu Martins (PI), em direção aos portos do Pecém (CE) e de Suape (PE). A obra possui 1753 km de extensão. Para execução de obras de infraestrutura como essa, são realizados cortes e aterros. Na maioria dos casos é possível encontrar material de 3ª categoria em que se faz necessário o desmonte de rocha, onde opta-se, com frequência, pela utilização de explosivos, devido à análise da economia e da confiabilidade. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso do desmonte de rocha com o uso de explosivos em trecho da obra, fazendo análise dos possíveis riscos e falhas nos quais a obra e o meio ambiente podem estar expostos, diferenciando os métodos de detonação utilizados na obra e detalhando o processo de desmonte de rochas. Por meio do levantamento fotográfico e da revisão bibliográfica, foi possível constatar as diferenças entre o explosivo encartuchado e a emulsão bombeada, bem como as aplicações de acordo com a localização e o estado da rocha. Os resultados obtidos através dessa pesquisa nos permitem concluir que os dois tipos de explosivos são seguros e amplamente utilizados na atualidade, mas a emulsão bombeada apresenta maior vantagem em relação a emulsão encartuchada

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