Percepções e Experiências de Ensino na Formação dos Discentes de Controle Ambiental do IFPB: Um Olhar Sobre a Interdisciplinaridade
Silva, Paula Maria Nunes
Resumo
A educação constitui o processo de formação humana e profissional dos/as educandos/as, tornando-os contribuintes ativos na sociedade. Esse é um processo que requer uma atuação docente crítica e reflexiva que compreenda as relações sobre uma perspectiva holística e comprometida no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de ensino-aprendizagem e suas relações com a prática pedagógica na formação profissional e tecnológica dos discentes, no Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Adota-se a abordagem quali-quantitativa e caracterizada como aplicada. A amostra é composta por 48 discentes do ensino médio técnico, entre 14 a 22 anos do 1º ano ao 3º ano, e 9 docentes da formação básica e profissional. Os resultados apresentam a análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC), as observações participantes e o levantamento quali quantitativa dos dados com discentes e docentes. Além disso, o desenvolvimento do produto educacional – Proposta de ensino interdisciplinar: a experiência da prática – e uma sequência didática que se utiliza de metodologias ativas através de atividades gamificadas. Realizou-se uma autoavaliação do programa de aulas (sequência didática) ofertadas aos/as alunos/as do 1º ao 4º ano do Curso Técnico em Controle Ambiental. Conclui-se que a interdisciplinaridade está proposta no âmbito do currículo; no entanto, a efetivação na prática ainda se considera em fase de desdobramentos pontuais, tornando-se mais significativas as atividades interdisciplinares nos processos educativos extensionistas e de pesquisa. A materialização, nos componentes curriculares, destaca-se em ações específicas e de curta duração durante a formação básica e profissional dos/as educandos/as. Desse modo, sugere-se o incentivo à formação continuada dos/as docentes com enfoque interdisciplinar, assim como a fomentação de práticas interdisciplinares nos processos de ensino-aprendizagem, sejam elas institucionalizadas ou não.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.