Os recursos tecnológicos no material didático de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos

Morais, Leuson Nunes de

Resumo

Inseridos em um cenário de valorização das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito da educação, diante disso compreendemos que essa pesquisa pode colaborar com o ensino aprendizagem de alunos surdos quando se propõe a investigar: como as tecnologias podem ser eficazes no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdo? Diante dessa problemática delimitamos como objetivo maior de abordar a relevância dos recursos tecnológicos no material didático de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para surdos, propôs a definir como objeto específicos: i) apresentar uma visão geral do significado da tecnologia como suporte para o ensino de línguas; ii) analisar como os recursos educacionais podem ser utilizados no material didático de língua portuguesa para surdos visando o letramento da pessoa surda; iii) abordar à importância do uso da tecnologia como apoio para utilização do material didático de LP para surdos como o processo de ensino e aprendizagem. Como embasamento teórico buscamos respaldo nos pensamentos de Werneck (2011), Palloff (2004), Mesquita (2009), Quadros (1997), por um viés metodológico bibliográfico, essa pesquisa se propôs percorrer um caminho investigativo em periódicos e artigos científicos dos sites da CAPES e da SciELO, o resultado dessa busca foi a análise de quatro artigos científicos. Como resultados, percebemos que os recursos tecnológicos inseridos no contexto educacional, favorecem à aprendizagem dos alunos surdos na aquisição da Língua Portuguesa como L2.

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