A importância da literatura traduzida para as comunidades surdas no contexto educacional de ensino bilíngue

Franco, Maria Veronica Rodrigues

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o ensino da literatura para alunos surdos a partir da elaboração de uma proposta prática com a fábula “O pastor e as ovelhas”, obra esta acessível em Libras, registrada em vídeo. Nessa perspectiva, tem como objetivo geral refletir e propor práticas pedagógicas utilizadas na contação de histórias para que os alunos surdos possam ser representados na sua cultura, identidade e subjetividade. As ações partiram através de um plano de aula desenvolvido para aplicar no município de Belém- PB. Possui uma abordagem qualitativa, tendo como fundamento legal a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo decreto n° 5.626/05, e algumas considerações de Peixoto e Possebon (2018), que tratam da literatura surda como um importante instrumento de inserção social. A conclusão deste trabalho registra que a literatura trabalhada por meio da Língua de sinais é um grande passo para o processo de inclusão dos alunos surdos no dia-a-dia da sala de aula.

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