“Deu pro gasto?” Contribuições da educação financeira para estudantes beneficiários de assistência estudantil

Santos, Jessyca Mayara Nunes dos

Resumo

Sabe-se que as desigualdades sociais existentes na sociedade refletem na educação, dificultando a trajetória estudantil dos jovens de famílias pobres. Há, por conseguinte, a necessidade de implantar políticas públicas, a exemplo da Política de Assistência Estudantil, visando minimizar as discrepâncias existentes na sociedade. Dentre os diversos programas ofertados pela assistência estudantil, há aqueles nos quais ocorre a transferência de ajudas de custo diretamente aos discentes, porém de forma desvinculada de uma instrução sobre finanças para boa gerência dos recursos pessoais. Objetivou-se, assim, analisar as contribuições da educação financeira para os estudantes beneficiários de assistência estudantil no campus Campina Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Com este propósito, procedeu-se à caracterização da Assistência Estudantil do IFPB e do campus Campina Grande; à análise de aspectos relacionados à oferta dos recursos de Assistência Estudantil; ao exame das contribuições da Assistência Estudantil para a permanência escolar de seus beneficiários; à evidenciação da importância da educação financeira para a gestão dos recursos próprios, incluindo os provenientes da Assistência Estudantil; ao desenvolvimento e à aplicação de um produto educacional, um website, visando contribuir com a educação financeira dos estudantes beneficiários da Assistência Estudantil, e, por fim, à validação da contribuição do mesmo para a aquisição de conhecimentos sobre a educação financeira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e de caráter exploratório, na qual ocorreu a análise de documentos por meio de pesquisa documental, assim como das percepções de discentes egressos do Ensino Médio Integrado do IFPB campus Campina Grande, beneficiados pela Assistência estudantil, e pelas profissionais do Serviço Social do campus, coletados por meio de questionário misto e entrevista semiestruturada, respectivamente. Utilizou-se, para tanto, a análise de conteúdo na modalidade de categorias temáticas de Minayo (2001), por meio das categorias de análise: Recursos de Assistência Estudantil, Permanência e Educação financeira. A partir dos dados da pesquisa, pôde-se inferir que a Assistência Estudantil favorece a trajetória estudantil dos discentes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todavia, ao apresentar fragilidades e limitações que vão desde a questão orçamentária até questões que se fazem intrínsecas no sistema capitalista, não proporciona uma ampla igualdade de condições. Os achados apontaram ainda para relevância da Educação Financeira para os discentes do Ensino Médio Integrado, visando conscientizá-los para uma boa utilização de recursos financeiros próprios, o que subsidiou a construção de um material instrucional sobre finanças. A pesquisa culminou, deste modo, com o desenvolvimento do website de noções de educação financeira crítica para discentes do Ensino Médio Integrado, em especial, os beneficiários de Assistência Estudantil, intitulado de “Dá pro gasto!”, que disponibiliza conteúdos básicos de Educação Financeira. Após aplicação do referido produto, ficou evidente o potencial educativo do ambiente virtual na construção de conhecimentos básicos sobre finanças, o que mostrou-se relevante e com resultados satisfatórios. A temática corrobora com a formação humana integral, ao favorecer a educação para a cidadania, podendo refletir positivamente, inclusive, no êxito da política, visto que favorece a administração dos recursos repassados por meio dos programas que a integram

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