Política linguística e empoderamento surdo: uma proposta de leitura a partir da legislação sobre educação bilíngue
Sales, Aline Rodrigues de
Resumo
Este trabalho teve por objetivo propor uma atividade com enfoque na competência em leitura de textos legislativos sobre os direitos dos surdos à educação bilíngue. Pautado na pesquisa bibliográfica a respeito do tema, na exposição e análise de textos legislativos, pretendeu-se atingir os objetivos anteriormente expostos, a fim de tratar do tema com maior veracidade possível. Os argumentos mais centrais que se remetem ao ensino educacional de surdos dizem respeito a períodos em que o processo de inclusão escolar não estava totalmente posto. O processo do uso educacional da língua de sinais foi algo gradativo e lento na sua evolução, porém eficiente. Os decretos, leis e políticas que configuram uma sistemática estrutural legal voltada para o público estudantil surdo demonstram que já existe certa quantidade de materiais e possíveis práticas político-pedagógicas. Conclui-se, que a proposta apresentada nos traz uma prática-pedagógica importante no que se refere ao desenvolvimento do empoderamento linguístico do aluno surdo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.