O ensino-aprendizagem de português como l2 da criança surda pela literatura infantil em libras

Rodrigues, Girlene Pereira Barbosa

Resumo

Este artigo trata sobre a inclusão da criança surda na educação infantil através da literatura, refletindo acerca da importância da literatura surda no processo de alfabetização. O objetivo principal consiste em mostrar a leitura literária como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem com alunos surdos, enfatizando a importância da linguagem visual na compreensão sobre sua cultura e identidade. Trazemos, também, uma discussão acerca do trabalho pedagógico com o conto “Cinderela Surda” (SILVEIRA; KARNOPP, ROSA, 2011). A pesquisa foi desenvolvida em teor exploratório e bibliográfico com base nos estudos realizados por Salles (2004), Schwamch (2010) e Karnopp e Hessel (2009). Com isso esperamos contribuir com os professores nas escolhas dos textos a serem trabalhados pedagogicamente com proposta de ensino na perspectiva de português como L2, e consequentemente, inserindo a criança surda no processo de aprendizagem e formação de sua identidade.

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