Interfaces entre a língua brasileira de sinais (libras) e a Língua Portuguesa na construção da modalidade escrita pela criança surda

Lins, Maria das Neves Silva

Resumo

O presente estudo teve por intuito central compreender o processo de apropriação da escrita por crianças surdas, destacando-se ainda as principais dificuldades encontradas ao longo deste processo de aquisição, para posteriormente, discorrer sobre as possiblidades e estratégias que fomentem o aprendizado deste público com demandas tão específicas, através de uma pesquisa bibliográfica. O interesse pelo assunto se deu pelo fato de que os surdos ainda enfrentam barreiras para aquisição da língua portuguesa escrita, entretanto, verifica-se que cada vez mais estudiosos tem contribuído com pesquisas e reflexões para superar tais obstáculos. Este artigo foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica, em que foram reunidas obras referentes à apropriação da escrita por crianças surdas. Foram utilizadas publicações de autores como Góes (1999), Guarinello (2007), Lacerda (2006), Quadros (1997), Fernandes (1996), dentre outros. Conclui-se que a Língua de Sinais possui fundamental relevância na aquisição da escrita pelas crianças surdas, haja vista que ela permite não apenas que a escrita se torne significativa, como também que as crianças surdas constituam seu conhecimento sobre a Língua Portuguesa escrita por meio da observação entre as semelhanças e diferenças com a língua de sinais. Constata-se que o bilinguismo do aluno surdo efetiva-se na convivência da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa.

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