A Inclusão do Deficiente Auditivo e de Surdos no Ensino Médio Integrado: Desenvolvimento de um Blog, como Auxílio à Prática Docente
Aloise, André Luiz de Almeida
Resumo
O presente estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase na temática da inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino EPT. Esta dissertação teve como objetivo avaliar os docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Santa Cruz, diante da inclusão de estudantes com deficiência auditiva (DA) e de surdos, e desenvolver um blog, visando auxiliar a ampliação do conhecimento no tocante à inclusão de estudantes com DA/surdos no Ensino Médio Integrado. Para tanto, foi realizada a aplicação de um questionário para os docentes da instituição supracitada para analisar o perfil, a capacitação, a percepção e a adaptação voltada à inclusão de estudantes com DA/surdos. Os resultados obtidos apontaram para necessidade de capacitação, tendo sido as mais citadas por esses profissionais, dentro das dificuldades, as adaptações metodológicas e a falta de Tecnologia Assistiva. Os dados coletados por meio do questionário serviram como base para a construção do produto educacional (PE). Tal produto foi o desenvolvimento de um Blog denominado PAMDAS (Produto Educacional como Auxílio na Construção de Práticas Metodológicas para Inclusão de Estudantes com Deficiência Auditiva e Surdos), com o objetivo de contribuir para a ampliação de conhecimentos que possam auxiliar na construção metodológica de professores do Ensino Médio Integrado, no tocante à inclusão de estudantes com DA/surdos. O PE passou por uma avaliação composta por uma comissão de cinco professores (as) doutores (as), sendo quatro que atuam no Ensino Médio Integrado do IFRN, com dois profissionais da área propedêutica e dois da área técnica, e um docente que atua no ensino superior na área de educação para surdos da Universidade Federal de Pelotas, sendo a análise da comissão favorável à aplicabilidade do PE.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.