A literatura surda e o desenvolvimento de propostas pedagógicas para o ensino do português como l2 para surdo
Bezerra, Wandra Maria Gonçalves de Souza
Resumo
O presente trabalho constou de uma pesquisa qualitativa e documental e teve como objetivo geral refletir e analisar a produção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 para alunos Surdos. A pesquisa versou sobre os gêneros literários, a exemplo, de anedotas e fábula. A escolha deste tema foi motivada pelo desenvolvimento das atividades nas aulas do Curso da Especialização “Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos”. As abordagens foram realizadas através de um estudo sobre a produção de materiais didáticos adequados para o desenvolvimento didático pedagógico dos referidos alunos. Nesse sentido, esse trabalho foi desenvolvido a partir da perspectiva da literatura surda, com produção literária adaptada e obras criadas por surdos, considerando tais obras elementos importantes para a formação da identidade do surdo, no sentido de valorizar a identidade cultural desse público. Partindo desse contexto, é importante conhecer como acontece esse processo de apropriação da cultura da pessoa surda como um todo na comunidade surda, pois a literatura surda mostra toda a vivência dos surdos em sua história na qual sua cultura permanece viva em todos os contextos dessa comunidade. Buscou-se, então, a literatura surda, porque é um dos artefatos da comunidade surda, sobre esta, a autora Karin Strobel (2008) menciona em seu livro que: As imagens do outro sobre a cultura surda, envolvem várias experiências do povo surdo. Este trabalho se destina especialmente a estudantes e professores que estão, neste caminho, lutando para que o surdo, de forma geral, encontre sua identidade e possa vivenciar experiências da sua comunidade. Espera- se contribuir com o desenvolvimento intelectual dos alunos surdos, mostrando caminhos e estimulando profissionais a produzirem materiais didáticos para a prática de ensino de Língua Portuguesa como L2 para Surdos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.