PROJETOS DE EXTENSÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DOS PROJETOS DO IFPB CAMPUS MONTEIRO DESENVOLVIDOS NOS ANOS DE 2017 E 2018

ANDRADE, RÔMULO

Resumo

A valorização da conscientização ambiental é fundamental para a promoção ao desenvolvimento sustentável. Diante da necessidade de mitigar os impactos ambientais gerados pelas ações antrópicas, a educação ambiental se apresenta como um instrumento de transformação do pensamento social, através de uma reflexão de atitudes humanas e seus impactos no meio ambiente. As atividades de extensão universitária associadas às questões socioambientais, permitem o desenvolvimento da educação ambiental nos mais diversos espaços, promovendo a interiorização da Agenda 2030. Porém, para possibilitar o avanço das atividades de extensão, torna-se necessário avaliar as características e os resultados obtidos por projetos já realizados. Neste contexto, este estudo buscou analisar as contribuições dos projetos de extensão do campus Monteiro do Instituto Federal da Paraíba, relacionados às questões ambientais, desenvolvidos nos anos de 2017 e 2018, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que marcam o progresso e fortalecimento da Agenda 2030. Para tanto, esta pesquisa exploratória de abordagem quali-quatitativa, utilizou uma base secundária de informações de 24 projetos de extensão desenvolvidos pelo campus nos anos de 2017 e 2018. Considerando o tipo da pesquisa, optou-se por se trabalhar em três etapas: pré-análise; exploração do material; e tratamento dos resultados e interpretações. A partir do desenvolvimento das etapas, foi possível definir 4 projetos relacionados às questões ambientais, sendo 1 do ano de 2017 e 3 do ano de 2018, que foram avaliados a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Como resultados, os projetos conseguiram contribuir em 8 objetivos e 15 metas nacionais, que promoveram a inter-trans-multidisciplinariedade, a troca de conhecimento, a valorização do pensamento crítico, o diálogo, a experiência na prática, a parceria entre o instituto e outros entes, o enfrentamento dos desafios do século XXI e a resposta aos compromissos internacionais ligados a Agenda 2030. Com isso, considera-se que este foi apenas o início da discussão sobre avaliação de projetos de extensão e a contribuição de tais para a promoção e territorialização da Agenda 2030.

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