Educação ambiental no ensino fundamental: sensibilização em escola de Manaíra – PB

BEZERRA, Erilânia Sorhel Alves

Resumo

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental. A Lei no 9795/99 foi promulgada para instituir a Política Nacional de Educação Ambiental, determinando que ela seja um componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente e ser desenvolvida de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Neste contexto o presente trabalho apresenta a aplicabilidade de um projeto de Educação Ambiental na Escola Municipal Cícero Rabêlo Nogueira, Manaíra-PB, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da Educação Ambiental em atividades interdisciplinares e na formação cidadã dos discentes. Quanto a metodologia utilizada, esta divide-se em quatro etapas: Reunião para apresentação do projeto aos docentes da escola, mini curso com palestrante, abertura do projeto, divisão dos subtemas do projeto com docentes e culminância do projeto. Com os resultados obtidos foi visto que o projeto foi de grande valia, pôde-se observar que houve grande interação dos discentes, onde os mesmos mostraram atitudes de comprometimento no que diz respeito ao meio ambiente e ao ambiente escolar. Portanto, conclui-se que as temáticas relacionadas ao meio ambiente abordados neste trabalho, precisam ser muito mais trabalhadas no cotidiano escolar, visto que as crianças serão as futuras gerações e como estão no processo de formação, juntamente na fase de desenvolvimento cognitivo, supõe-se que nelas a consciência ambiental possa ser internalizada e traduzida de forma mais bem sucedida do que nos adultos, já que ainda não possuem hábitos e comportamentos constituídos.

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