Uma proposta com o gênero fábula no ensino de português como segunda língua para surdos

Oliveira, Elisabete Almeida Santos de

Resumo

Este trabalho apresenta contribuições do uso do gênero fábula para o ensino de Português como segunda língua para surdos. Esse gênero auxilia no desenvolvimento crítico do aluno, pois propicia mergulhar no mundo da sua imaginação, fazendo com que o estudante tenha prazer pela leitura, tornando-o questionador em relação ao seu próprio mundo. Esta pesquisa de abordagem qualitativa se caracteriza por ser exploratória, documental, ao acessarmos o Decreto 5.626/05, que determina o ensino de Português como segunda língua na modalidade escrita; é bibliográfica, pois investigamos o uso desse gênero, para o referido ensino. É uma pesquisa baseada nos autores Coelho (2000), Quadros (1997), Fernandes (2006), entre outros. Sugerimos um plano de aula com enfoque em leitura, utilizando a fábula: “A Lebre e a Tartaruga”, motivando o estudante a desenvolver questões interpretativas segundo sua vivência, cultura e experiências diárias.

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