O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM

SILVEIRA, TIBÉRIO RICARDO DE CARVALHO

Resumo

Um dos desafios da ação docente é a superação das abordagens tradicionais de ensino, pela adoção de metodologias que promovam uma aprendizagem ativa, na qual o estudante protagonize expressando suas percepções e argumentos com atitudes efetivas, durante o processo de produção de seus conhecimentos. O estudo teve por objetivo desenvolver saberes ecológicos voltados aos impactos ambientais numa abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesta perspectiva buscou-se compreender a seguinte questão de interesse: Como o uso da Metodologia da Problematização pelo Arco de Maguerez pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades na aprendizagem de conhecimentos ecológicos? Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de João Pessoa-PB, especificamente numa turma da 3º série do Ensino Médio. Como estratégia de investigação foi adotada a pesquisa exploratória e participante mediada pela Metodologia Problematizadora do Arco de Maguerez A obtenção de dados ocorreu por meio da observação participante, entrevistas, questionários e grupo focal. As atividades de ensino foram realizadas a partir de uma sequência didática com diferenciadas estratégias pedagógicas, no sentido de levar os estudantes a condutas ativas ao contemplar os diferentes estilos de aprendizagens. Os temas ecológicos Ciclo hidrológico; Comunidades aquáticas em ecossistemas de água doce; Poluição por deposição de matéria orgânica, foram tratados de modo investigativo sob a abordagem CTSA na qual os estudantes foram protagonistas no processo à medida que se envolveram, desenvolveram observações, refletiram, expressaram seus argumentos e promoveram estudos e ações em consonância às etapas do método científico. Ficou evidenciado que estudos contextualizados, mediados por metodologias ativas, geram motivação no estudante e constroem competências e habilidade em seus processos formativos. As atividades executadas e sistematizadas foram consolidadas num produto educacional na forma de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com enfoque CTSA para o ensino de Ecologia.

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