Bene Vivere: Contribuições da Filosofia para a construção da concepção de qualidade de vida em cursos técnicos do IFPB
Pereira, Diógenes
Resumo
O ensino de filosofia, marcado por (des)encontros na história educacional brasileira, torna-se primordial no itinerário da formação integral. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), torna-se ferramenta na construção de uma racionalidade crítica, contribuindo para gerar um profissional cidadão, consciente dos fatores que condicionam a vida individual e coletiva, comprometido com a otimização do bem-estar social. A Qualidade de Vida, nesse sentido, tem dimensão multicategorial, enquanto síntese sociocultural de percepções subjetivas e objetivas. Esta pesquisa se caracteriza como documental e exploratória, com abordagem qualiquantitativa, objetivando investigar as relações entre o ensino de Filosofia e as concepções de Qualidade de Vida nos cursos técnicos integrados Contabilidade e Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa. Buscou-se analisar o Projeto Pedagógico destes cursos e o contexto socioeducativo das práticas de ensino em filosofia, verificando o potencial deste componente curricular como estratégia de articulação na formação integral, com atenção para a percepção da qualidade de vida. Procurou-se avaliar a qualidade de vida de docentes de filosofia e de discentes do primeiro ano desses cursos, mediante dois instrumentos mistos adaptados do formulário WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life - versão abreviada), dividido nos Domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, a partir de uma amostra de 14 discentes e 4 docentes. Outrossim, foram analisados os conteúdos subjetivos dos questionários, mediante a metodologia de Bardin (1977). Realizou-se, enfim, um ciclo de Atividades Pedagógicas com as turmas pesquisadas, utilizando metodologias ativas. Os dados coletados neste estudo denotaram o grande potencial do diálogo entre Filosofia e Qualidade de Vida na educação, diante da realidade discente e docente. Constatou-se a relevância dos Projetos Pedagógicos dos Cursos integrados Contabilidade e Informática do IFPB, referenciais no percurso da Educação Profissional e Tecnológica local, com atenção para a qualidade de vida. Percebeu-se, a partir do Plano Integrado de Filosofia, que as ementas deste componente curricular propõem conteúdos nevrálgicos que podem situar os educandos nas principais discussões epistemológicas, sociológicas e histórico-filosóficas. Por sua vez, os dados quantitativos dos questionários dos discentes e dos docentes destacaram, a partir das médias dos Escores, níveis mais elevados da Qualidade de Vida quanto ao Domínio Relações Sociais e mais baixos quanto ao Domínio Físico. A avaliação Docente quanto à própria Qualidade de vida obteve um índice médio satisfatório de 4,00. Já a avaliação Discente nesse item alcançou uma média de 3,85. Em ambos os casos, torna-se imprescindível um maior autocuidado com os próprios hábitos, demandando maior atenção da Instituição e dos aparelhos de assistência social. Foram verificadas a vulnerabilidade financeira de alguns discentes, sugerindo um apoio financeiro, emocional e psicológico, e a necessidade de maior atenção à saúde mental dos docentes, com apoio profissional e psicológico. Ao fim desta pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional, um E-book sobre Qualidade de vida e Filosofia, para o Ensino Médio.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.