Por uma didática do ensino de LP para surdos: o uso de jogos como ferramenta de ensino

Pessoa, Jonatas Tavares

Resumo

Compreender o uso de jogos como ferramenta de ensino de Língua Portuguesa para surdos foi o objetivo geral do presente artigo. A fase exploratória ocorreu através de pesquisas bibliográficas. Fez-se uso da pesquisa qualitativa enquanto parâmetro metodológico. A didática, com todo seu aporte prático e instrumental deve ser percebida enquanto um processo que permite estabelecer a relação professor-aluno de modo mais saudável, equilibrado e educacionalmente proveitoso para ambas as partes. Analisando as possibilidades do jogo no ensino da Língua Portuguesa, faz-se possível perceber vários momentos em que eles são de extrema importância para as crianças. O jogo pedagógico precisa ser mais eficiente, pois ele tanto tem a dimensão de estimular a inteligência. O jogo é uma atividade que prepara e desenvolve certa utilidade com a dimensão pedagógica, pois contempla a área física e mental do alunado no curto, médio e longo prazo. Conclui-se que estabelecer a relação entre ludicidade, Língua Portuguesa e estudantes surdos é de grande importância para o desenvolvimento do alunado surdo, fazendo avançar na área de curricular citada.

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