Elementos químicos e tabela periódica abordados através da criação de jogo didático no contexto da Astroquímica
Silva, Maria Solange Martins da
Resumo
A Astronomia pode ser utilizada para o desenvolvimento do estudante de Química no ensino médio, pois proporcionar um aspecto interdisciplinar e inovador para a discussão de temas como a síntese dos elementos químicos e a tabela periódica. Nesse contexto, as atividades lúdicas também podem ser utilizadas a fim de propiciar aulas ativas e dinâmicas, contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais efetivo. No presente trabalho, foi elaborado um jogo didático relacionado ao tema Tabela Periódica e Elementos Químicos, que, além de levar astronomia para os alunos e contextualizar o conteúdo, atua como mediador, trabalhando a interação entre os educandos e entre alunos e professores. O jogo produzido chama-se Supernova, e trata-se de um jogo de perguntas e respostas do tipo tabuleiro. Os jogadores são divididos em grupos e, com o lançar de dados, avançam através do tabuleiro, respondendo questões e discutindo sobre a origem, curiosidades e aplicações dos elementos químicos. O Supernova foi aplicado de forma presencial em uma turma do primeiro ano do ensino médio da escola ENE José de Paiva Gadelha, conhecida popularmente como “escola Normal”, localizada na cidade de Sousa PB, onde foi possível observar um alto índice de satisfação e envolvimento por parte dos estudantes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.