Estudo de caso no ensino remoto de Química: um olhar sobre as reações de combustão numa perspectiva da Química Verde

Lopes, Jose Renato Gomes

Resumo

A crescente busca por uma aprendizagem significativa no ensino médio, principalmente voltada para a disciplina de química, tem despertado o estudo de pesquisadores por métodos eficazes de ensino. Desse modo, a abordagem de estudo de caso (EC) no ensino de química por meio da temática de incêndios é uma forma contextualizada para o ensino do tópico de reações de combustão. Esse trabalho surge no contexto de inserção das metodologias ativas na educação química, buscando atender as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, esse trabalho objetiva aplicar o método de EC na educação química, visando contribuir para o ensinamento de química verde (QV) e o desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos que foram adotados nessa pesquisa incluem a aplicação de um caso investigativo na turma de 1ª série do ensino médio integrado ao curso técnico de Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, sendo guiado pela aplicação de uma sequência didática. Assim, classifica-se uma pesquisa participante e de campo, em que se adotou o método indutivo e teve uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Em análise dos dados, foram obtidos resultados relativos ao conhecimento prévio dos estudantes sobre QV e desenvolvimento sustentável. Destarte, este trabalho traz consigo a inovação da busca pelo desenvolvimento sustentável por meio de uma educação de qualidade. Ainda foi observado o despertamento dos alunos pela temática a ser estudada por meio de uma abordagem problematizadora. Nessa perspectiva, a importância do estudo é ressaltada, tendo em vista que, o aluno enquanto ser social é responsável por suas práticas na sociedade, devendo contribuir para o avanço científico. Desse modo, os alunos apresentaram soluções para o caso aplicado, sendo mais um instrumento de coleta de dados da pesquisa. Por fim, aplicou-se um questionário final. Assim, foi possível investigar a contribuição para o aprendizado dos conteúdos discutidos e ainda fortalecer o desenvolvimento de algumas habilidades, por exemplo, a escrita científica. Conclui-se, que o ensino de forma contextualizada, que aborde temas do cotidiano do aluno, é fundamental para a formação cidadã. Destarte, espera-se que a aplicação desse trabalho tenha contribuído de forma positiva para o avanço científico, abrindo espaços para inovação na educação química.

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