Avaliação do perfil dos alunos ingressantes e egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa
Rodrigues, Andreia Rufino
Resumo
Reconhecer a importância que a química tem em nossa vida é um importante passo para aceitarmos a necessidade de conhecê-la melhor. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos estudantes ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa. A metodologia utilizada foi realizada através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que a percentagem de alunos no campus Sousa provenientes da zona rural diminuiu nos últimos quatro anos e que todos os alunos cursaram o ensino médio regular em escola publica. Os alunos procuraram pelo curso de Licenciatura em Química do IFPB – Campus Sousa, mediante a necessidade de trabalhar e o desejo de estudar ao mesmo tempo, sendo que os alunos egressos do período 2010/1 entraram no curso, visando obter conhecimentos científicos, enquanto os alunos ingressantes do período 2014/1, visaram aumentar os conhecimentos em química. Os alunos egressos do período 2010/1 não exerceram nenhuma atividade relacionada à docência antes de entrar no curso, enquanto os alunos ingressantes do período 2014/1 já exerceram atividade relacionada à docência. Para os alunos egressos do período 2010/1, a opção pelo curso deu-se através do “gosto pela química”, enquanto que para os alunos ingressantes do período 2014/1 deu-se através do “gosto por lecionar”. Os alunos egressos do período 2010/1 ainda não exercem nenhuma atividade remunerada como docente, enquanto que a maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 já exercem a atividade como docente. Todos os alunos já pensaram em abandonar o curso de licenciatura em Química. Os alunos egressos do período 2010/1 tiveram o primeiro contato com as atividades docentes durante o curso, participando do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de estágio supervisionado ofertado pelo Instituto, logo se sentiram motivados a continuar na carreira docente, enquanto que alguns alunos ingressantes do período 2014/1 ainda não teve a oportunidade de iniciar a atividade docente. A grande maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 tem pretensão em fazer pós-graduação. Pode-se concluir que a maioria dos alunos ingressantes do período 2014/1 e egressos do período 2010/1 apresentam excelentes perspectivas em relação à carreira docente. Pretende-se que este estudo sirva como base para a sociedade, especificamente para aqueles que desejam maiores informações sobre quais as tendências que um curso de Licenciatura em Química pode lhes oferecer, no que se refere ao mercado de trabalho.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.