Ensino de Química na EEEM Mestre Júlio Sarmento e parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: semelhanças e desafios
Bonifacio, Francisca Alany
Resumo
É perceptível a grande diferença existente entre o que é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e o atual ensino de química. Enquanto o primeiro propõe um ensino interdisciplinar, o segundo continua respaldado na memorização e na preparação do aluno para o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM). Diante de tal realidade, se faz necessária uma discussão sobre essa grande diferença existente entre a prática de ensino defendida no PCNEM e o atual ensino de química. Muitos podem ser os motivos para a não utilização dos PCNEM como fonte norteadora do ensino de química, desde a falta de conhecimento por parte dos professores sobre o documento, até a opção de não utilizá-lo por acreditarem que as propostas presentes no mesmo são inviáveis de se aplicar em sala de aula. De modo a verificar esta realidade, o principal objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência das divergências e das semelhanças entre o ensino de química oferecido na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, da cidade de SousaParaíba, e as propostas dos PCNEM. A pesquisa teve um caráter explicativo, sendo realizada através de levantamento de dados utilizando um questionário como instrumento de coleta de informações. Os sujeitos da pesquisa foram os cinco professores responsáveis pela disciplina de química no ensino médio da referida escola. Após análise dos dados, verificou-se que os fatores que mais contribuem para as divergências são: o currículo extenso do ensino médio, a superlotação de salas e a falta de interesse por parte dos alunos. Sobre as semelhanças com as propostas do documento, é possível afirmar que o fator que mais se assemelha é a contextualização do ensino de química, diante das metodologias utilizadas pelos professores, dando ao aluno a oportunidade de estudar conceitos químicos a partir de acontecimentos cotidianos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.