Uma revisão bibliográfica sobre o uso de materiais alternativos em aulas experimentais para as diversas áreas da Química do ensino básico

Lima, Maria da Conceiçao Maciany de

Resumo

O Ensino de Química na atualidade, além dos conhecimentos científicos básicos, deve enfatizar a importância da relação entre a disciplina e realidade, tornando possível a resolução de situações problemas do cotidiano, envolvendo ciência e tecnologia com o auxílio de experimentos que induzam os alunos a coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, adquirindo familiaridade com aparatos, formando suas próprias conclusões. Neste contexto, têm surgido métodos alternativos capazes de aproximar os alunos dessa nova realidade. Um destes métodos consiste na utilização de aulas experimentais baseadas na literatura e adaptadas para serem realizadas com materiais alternativos ou de baixo custo, que sejam de fácil acesso, facilitando assim, a execução de experimentos didáticos que possam ser realizados em qualquer ambiente da escola. Com o surgimento deste novo método de aula experimental, verifica-se que as aulas práticas com materiais alternativos, presentes no cotidiano dos alunos, são realizadas com maior frequência nas escolas, devido à necessidade do professor demonstrar os fenômenos químicos de forma concreta, facilitando assim, o aprendizado do aluno. Vários destes experimentos podem ser encontrados na Revista Química Nova na Escola, que tem se tornado nos últimos anos um dos periódicos nacionais mais importantes, para aqueles que trabalham com ensino de química na educação básica. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo principal fazer uma revisão bibliográfica, dos trabalhos publicados na revista Química Nova na Escola, verificando se as propostas de aulas experimentais que utilizam materiais alternativos podem se adequar ao cotidiano escolar da educação básica. Foram selecionados 37 artigos publicados e os mesmos foram analisados de modo a classificá-los de acordo com as subáreas da química para o ensino básico, verificando a facilidade de acesso aos materiais alternativos e coerência entre os objetivos propostos e os resultados obtidos. Dentre os artigos analisados, cerca de 33 apresentam materiais acessíveis aos alunos da rede pública da cidade de SousaPB e 36 artigos atingiram os objetivos propostos pelos autores. Sendo assim, verificou-se que é possível a aplicação das atividades propostas pelos autores, com materiais alternativos, como uma metodologia para melhoria da qualidade do ensino na região.

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