A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

Barreto, Adelson

Resumo

Levando em consideração a necessidade de os alunos e sobretudo de professores estarem aptos ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, esta investigação tem como objetivo geral elaborar um processo de formação de professores para utilizarem gamificação e ferramentas pedagógicas digitais no ensino do Centro de Formação Educativo Comunitário. E, como objetivos específicos compreender a utilização da Gamificação no processo de ensino- aprendizagem; investigar como a formação docente pode ser gamificada; aplicar oficinas para professores utilizando práticas de Jogos Educativos; identificar desafios enfrentados pelos professores e pelos alunos na utilização das TDCIs e dos jogos. Para alcançar tais objetivos, foram realizadas seis oficinas na organização não governamental Centro de Formação Educativo Comunitário – CEFEC, localizada em Santa Rita – PB com materiais práticos e teóricos sobre mecânicas, dinâmicas e elementos utilizados na gamificação. Os resultados mostram que os professores e os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre a temática e, depois das primeiras aplicações nas aulas, a instituição inseriu de forma definitiva a prática gamificada no currículo e no projeto político pedagógico escolar. De forma peculiar, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias digitais em ambiente pedagógico na instituição, demandando dos professores formandos a mobilização de saberes em diversas categorias; e levando o conhecimento, que a gamificação pode favorecer, também a uma proximidade entre os docentes e o mundo marcado pelas tecnologias e redes digitais.

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