Trilhas interpretativas, um caminho para a cidadania e educação ambiental: um relato de experiência
Sousa, Luiz Pedrosa Abreu de
Resumo
Este estudo tem por finalidade relatar a experiência do projeto de extensão “Trilhas Interpretativas: um caminho para a cidadania e educação ambiental”, projeto de extensão desenvolvido entre os anos de 2012 e 2016 no Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa. O projeto tem como característica principal o desenvolvimento de estratégias de ensino multidisciplinar e inovadora para o ensino da educação ambiental. Durante os cinco anos de desenvolvimento das ações do projeto, no qual atendeu cerca de 600 alunos e envolveu mais de 20 (bolsistas e voluntários) e profissionais (professores e técnicos da área ambiental), o projeto alcançou impactos positivos e resultados importantes para o desenvolvimento de ações de cunho inovador e interdisciplinar. Dentre as ações que foram desenvolvidas no projeto podemos destacar: estrutura e preservação de uma trilha na reserva ambiental da Serra de São Gonçalo; o levantamento vegetativo da serra com identificação das espécies existentes na região; Levantamento da percepção ambiental dos alunos participantes e o planejamento e desenvolvimento de uma estratégia de ensino que se mostra eficaz na conscientização do cidadão para os seus deveres sobre a preservação do meio ambiente. Portanto, a metodologia empregada no desenvolvimento do projeto apresenta-se como passível de adequação as realidades de outros locais e ecossistemas, bem como, proporciona um maior contato entre os alunos e o meio ambiente, promovendo assim uma educação ambiental eficaz e conscientizadora.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.