Jogos e brincadeiras na educação infantil: práticas de professoras

Silva, Maria Antonia de Oliveira

Resumo

A presente pesquisa tem como finalidade analisar como as professoras da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil Creche Paraíso das Crianças, localizada no município de Lagoa (PB), concebem e trabalham os jogos e as brincadeiras nessa fase de escolarização da criança. Objetiva-se ainda, compreender as metodologias usadas pelas docentes em suas aulas e as atividades que estão sendo desenvolvidas por elas, levando em consideração a faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade. Pretende-se conhecer a evolução histórica e compreender a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança nesse ciclo da vida. As análises do trabalho realizado pelas professoras foram feitas através de observações de aulas e entrevista, visando uma melhor compreensão do funcionamento das aulas na Educação Infantil. Sendo os jogos e brincadeiras conteúdos primordiais e de direito para esse público, devem ser proporcionados de forma a atender as capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais da criança, devendo ser utilizados como recursos facilitadores da aprendizagem tornando o desenvolvimento mais atrativo e eficiente. A partir dos dados analisados e das observações realizadas em sala percebeu-se que as professoras fazem pouco uso desses recursos em suas aulas e que existem muitos fatores que interferem nesse brincar.

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