Voleibol: do histórico às metodologias de ensino
Nascimento, Palomakelli de Sousa
Resumo
Na sociedade atual, falar em Educação e nos aspectos que a envolvem, é mergulhar em um emaranhado de teorias e práticas que se confirmam em muitos lugares e em outros não. Por isso, cresce a cada dia pesquisas no âmbito da Didática sobre estudos de métodos e metodologias de ensino, sobre uso de recursos para a educação e, principalmente, sobre a formação de professores. É sobre os estudos metodológicos e formativos de docentes da Licenciatura em Educação Física que se pauta essa pesquisa. De forma qualitativa e descritiva, apresentam-se um conjunto de metodologias que podem ser aplicadas ao Voleibol, um esporte coletivo que desde anos passados vem se disseminando na sociedade, ganhando aceitação e adeptos no mundo inteiro. Acreditando que a Educação Física no âmbito escolar deva a cada dia aprimorar-se e buscar novos caminhos para inserção dos seus processos, foi realizada uma revisão bibliográfica para refletir um pouco sobre o processo de formação de professores e, como os futuros docentes estão sendo preparados do ponto de vista metodológico para mediar o Voleibol em suas práticas. Apresenta-se, do ponto de vista teórico, um histórico sobre o Voleibol no mundo e no Brasil, seguido de considerações sobre formação docente, bem como dos métodos/metodologias que podem ser aplicados nas aulas de Educação Física. Acredita-se que independente do uso de qualquer uma das metodologias que são apresentadas, o foco do profissional em Educação Física deve sempre estar no sujeito de destino da sua ação docente, que deve ser reflexiva e com finalidade clara. A pesquisa se faz pertinente e pode ser o caminho para outros e mais aprofundadas inquietações científicas, uma vez que faz menção a forma como o Voleibol deve ser ensinado nas Instituições de Ensino Superior, sendo este espaço um local de grande responsabilidade na preparação dos profissionais que futuramente irão para escolas, clubes e academias, para realizarem a mediação do Voleibol.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.