Aulas de Educação Física no EJA: uma reflexão sobre ferramentas no ensino brasileiro
Oliveira, Simary Muniz de
Resumo
O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a aplicação da Educação Física Escolar na EJA com base na legislação brasileira inerente a esta modalidade de ensino. Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca atender à camada da população que não teve acesso à educação durante a infância e adolescência. É concebida como uma modalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a qual garante, aos jovens e adultos precariamente escolarizados, educação que vai além da alfabetização e das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo procurou retratar um novo entendimento sobre a prática de ensino da Educação Física na EJA, que mais do que qualquer atitude, busca sanar as dificuldades que se constitui a partir das demandas educativas, das concepções de ensino e aprendizagem e das atividades propostas. A conjuntura apreendida foi avaliada em seus aspectos teóricos com identificação dos fatores que dificultam o trabalho docente, a fim de saná-las para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Esse estudo caracteriza-se, como uma pesquisa bibliográfica, qual propiciou descrever e analisar as práticas pedagógicas a luz da legislação educacional brasileira. A interferência na atuação dos profissionais de Educação Física no cenário da EJA, mediante a necessidade de vivenciar um processo educativo mais eficaz, com o intento de não correr o risco de apenas transmitir o conhecimento ao aluno, mas, especialmente observar as mudanças qualitativas na construção de sua aprendizagem, criando possibilidades de ações transformadoras para um ensino promissor.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.