Corpo, escolares e atuação profissional nas aulas de Educação Física: a percepção de graduandos de um curso de licenciatura
Oliveira, Lilia Cristina Lunguinho de
Resumo
Na infância e na adolescência a imagem corporal está intimamente ligada à relação com o meio social e aos aspectos subjetivos. A imagem que o indivíduo concebe de seu corpo está atrelada a elementos diversos. Na atualidade vivenciamos uma sociedade marcada pelo imediatismo e a rapidez e facilidade de acesso à informação nas diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a compreensão de estudantes de licenciatura em Educação Física sobre a imagem corporal e sua relação com a atuação profissional na escola. A pesquisa foi caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 31 estudantes do curso de licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista semi-estruturado, elaborado para esta pesquisa, acerca dos temas corpo, imagem corporal e fatores influenciadores. As transcrições foram analisadas por meio de seus conteúdos. Os resultados apontaram que é atribuído ao corpo o sentido de objeto, e os graduandos destacaram diferenças na concepção da imagem corporal entre crianças e adolescentes, além disso, o professor foi citado como mediador nesse processo de construção da auto imagem. Sendo assim, faz-se necessário discutir uma mudança de perspectiva pedagógica dos docentes, considerando o corpo a partir de uma leitura sociocultural, em que o mesmo seja visto como sujeito e não apenas como objeto.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.