Conhecimento de professores de Educação Física e alunos do Ensino Médio sobre esteroides androgênicos anabolizantes nas escolas da cidade de Sousa - PB

Cavalcanti, Luciano Alves

Resumo

O uso de drogas aumentou em um ritmo acelerado nos últimos anos e já se tornou um problema de saúde pública, ocupando diversos espaços da sociedade. Dentre varias substancias usadas, temos os Esteroides Androgênicos Anabolizantes (EAAs), que impulsionado pela mídia e por outros fatores, já se tornou uma febre entre os jovens. Diante desse problema a escola torna-se um importantíssimo instrumento de prevenção ao uso dessas substancias e o professor, principalmente o de Educação Física (EF) o agente mais indicado, dentro da escola para desenvolver um trabalho de conscientização e prevenção. Portanto, o presente estudo, teve como objetivo levantar dados referentes ao conhecimento dos professores de EF e alunos do ensino médio de escolas da rede pública e privada da cidade de Sousa PB, sobre o tema, identificando quais metodologias estão sendo desenvolvidas por esses profissionais, voltada à prevenção do uso dessas substancias por seus alunos. Trata se de uma pesquisa mista, pois incorpora elementos de origem qualitativos e quantitativos, com predomínio de aspectos quantitativos, adotando o método exploratório-descritivo. Participaram da pesquisa 10 professores de EF e 232 alunos de escolas da rede pública e privada. Os dados foram coletados através de dois questionários, tabulados e analisados no software EpInfo. Os resultados mostraram que 71,12% dos alunos não conhecem os EAAs. Todavia, 70% dos professores declararam que desenvolvem algum tipo de atividade de prevenção ao uso dessas substancias. As informações obtidas por este estudo são relevantes e evidenciam a necessidade de ações educativas preventivas sobre o tema nas salas de aula.

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