Nível de atividade física em escolares do IFPB Campus Sousa

Pedrosa, Soraya Damiao

Resumo

Objetivo: Analisar o nível de atividade física em escolares do ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Sendo a amostra composta por 70 adolescentes entre 14 e 16 anos de idade do ensino médio do IFPB Campus Sousa. O instrumento de coleta de dados utilizado para analisar o nível de atividade física foi o Questionário Internacional de Atividade Física IPAQ (versão curta) com perguntas relacionadas às atividades realizadas na última semana anterior à aplicação. Resultados: Os resultados encontrados apontaram que (53%) dos adolescentes foram considerados ativos. Sendo as meninas mais ativas (55%) que os meninos (50%). Pôde-se observar que com o decorrer dos anos os adolescentes aumentaram como ativos de (50%) para (61%), porém foi observada uma diminuição na classificação de muito ativos caindo de (29%) para (6%). Conclusão: Concluímos que a maioria dos adolescentes foram considerados como ativos e quando comparados, as meninas foram consideradas mais ativas do que os meninos, e ao longo do período da adolescência os escolares diminuíram o nível de atividade física, sendo assim, diante dessas informações se faz necessário contribuir com intervenções que melhorem a prática de atividade física nessa faixa etária.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.