Educação Física escolar: um estudo sobre a participação de estudantes no Ensino Médio

Silva, Maria De Fatima Oliveira da

Resumo

Objetivo: Identificar a participação dos adolescentes do Ensino Médio nas aulas de Educação Física (EF) das escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. Métodos: A pesquisa é de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 169 estudantes de 2 instituições de ensino, rede pública e privada, do referido município e o instrumento para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Foi aplicada estatística descritiva, através de frequência relativa e absoluta. Resultados: Observou-se que, para a questão de participação nas aulas de EF, 57,5% dos estudantes da rede privada e 14,6% da rede pública não participam. Já para a questão referente à disciplina que mais apreciam, 20,7% dos estudantes da escola publica elegeram a EF e a privada não apresentou percentual para a Educação Física. No que se refere ao sentimento de participação nas aulas de EF, os estudantes da escola pública relataram sentirem-se melhores em relação aos estudantes da escola privada. Por fim, para a questão relativa ao componente curricular menos importante, 13,8% dos estudantes da escola privada nomearam a EF, a escola pública não apresentou percentual para a EF. Conclusão: A maior parte dos estudantes apresenta defasagem de participação em relação às aulas de EF, sendo o maior percentual de rejeição na escola privada, onde os estudantes apresentaram menor participação na prática.

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