Impacto de um programa de atividade física no desenvolvimento motor de crianças em situação de vulnerabilidade social

Carneiro, Francisca Samara Avelino
Sousa, Rossana Vescya Formiga de

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de atividade física no desenvolvimento motor de crianças em situação de vulnerabilidade social e a influência do ambiente no desenvolvimento motor das mesmas. Métodos: foi realizado com 17 crianças com idade entre sete e dez anos, de ambos os sexos, foi utilizado o teste TGMD-2 (Test of Gross Motor DevelopmentII), para avaliar 12 habilidades motoras e após esta avaliação foi implantado um programa de atividades físicas, que trabalharam as doze habilidades motoras fundamentais avaliadas. Ao fim das intervenções foi feito o pós teste se utilizando da bateria de teste TGMD 2 e empregado teste de normalidade dos dados e, em seguida, teste de comparação dos dados repetidos de acordo com a normalidade apresentada pelos dados, além da estatística descritiva, a partir das medidas central e de dispersão, realizou-se uma entrevista de LEFEVRE & LEFEVRE (2005) com o intuito de identificar a percepção dos pais/responsáveis sobre o impacto do projeto de educação pelo esporte nos recursos pessoais das crianças e no macrossistema relacionado à educação física, esporte e lazer, a amostra foi composta por 13 responsáveis pelas crianças. Resultados: mostraram que no pré TGMD-2, 100% das crianças estavam com escores “muito pobre”, no pós teste 41,2% classificou-se como “pobre”, 5,9% classificou-se como “abaixo da média” e 52,9% permaneceu “muito pobre”. Ambos os sexos apresentarem a classificação “muito Pobre” pré teste, no pós teste as meninas saíram da classificação “Muito Pobre” para “Abaixo da Média” e os meninos mantiveram “Muito Pobre” a “Pobre”. O pré e o pós teste na faixa etária dos 7 anos obtiveram uma melhora de 22,34%, na dos 8 anos alcançaram melhora de 25,8%, e na dos 9 anos, atingiram uma melhora de 37,33%. Os resultados da entrevista mostraram que há riscos no ambiente onde as crianças estão inseridas, não existem programa educativos pelo esporte, não tem estrutura físicas adequada, opções de vida é precário e não tem aulas de educação física para as crianças. Conclusão: Pode – se concluir que um programa de educação física bem planejadas, resultou em um crescimento significativo do repertório motor de crianças, embora estejam inseridas em um ambiente que não favorece seu desenvolvimento motor.

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