Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da formação do pedagogo
Neves, Thais Fernandes
Resumo
Objetivo: Analisar os Projetos Pedagógicos de Curso dos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, quanto à presença dos conteúdos que devem ser ministrados nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Métodos: A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica em que a mesma dependeu da união de informações e dados acerca da temática proposta, para este aprofundamento foram realizados levantamentos em livros, revistas e artigos científicos. A segunda por sua vez, destinou-se a uma análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Pedagogia e licenciatura em Educação Física da Paraíba. Resultados: Os achados mostraram que 75% dos PPCs analisados referentes aos cursos de Pedagogia não apresentam disciplinas relacionadas à Educação Física, 25% apresentam disciplinas com carga horária mínima durante a formação. Conclusão: A formação do Pedagogo não contempla minimamente os conteúdos que devem ser ministrados na disciplina de Educação Física para os anos iniciais. Sendo, portanto, o licenciado em Educação Física o profissional mais preparado para esta disciplina.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.