O comércio eletrônico durante a pandemia do coronavírus: uma análise acerca do grau de confiabilidade dos consumidores

Souza, Maria de Fátima Rufino de

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das mudanças no E-commerce (comércio eletrônico) ocasionadas pela pandemia da Covid-19, partindo do ponto de vista da constatação de seu crescimento nesse período para então compreender a confiabilidade atribuída pelos consumidores em relação às compras online. Através de uma pesquisa de abordagem quantitativa com base em materiais bibliográficos, de natureza descritiva que permite descrever o objeto estudado e na aplicação de um questionário eletrônico criado e disponibilizado na plataforma Google Forms, foi possível analisar os impactos da pandemia da Covid-19 acerca da confiabilidade atribuída por consumidores aos ambientes de compras "online". Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que o E-commerce teve um significativo aumento a partir do primeiro semestre de 2020, em virtude do fechamento de lojas físicas e do aumento de novos consumidores. Na mesma direção da crescente quantidade de compras realizadas de forma online, também foi possível identificar o crescimento de usuários de e-commerce que, segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian, declararam já ter tido dados pessoais expostos sem permissão, envolvidos em fraudes ou em compras duvidosas. Contudo, os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que a confiabilidade por parte dos consumidores em relação às compras em lojas virtuais é considerada alta.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.