A participação familiar na construção da relação criança-natureza

Carvalho, Cíntia Maria Lima de

Resumo

Quando se trata da relação homem-natureza, essas palavras por vezes remetem a importância do ambiente para o homem. Esta relação advém da dependência da humanidade aos recursos naturais. No entanto, a relação do homem com a natureza não se baseia tão somente na subserviência das pessoas ao meio ambiente. Assim como para os adultos é benéfico o contato com natureza, também é para as crianças. Todavia, atualmente, há vários obstáculos que cooperam para que não haja oportunidades para contato dos infantes com a natureza. Apesar das barreiras, pesquisadores defendem que, para muitas crianças, a presença parental é um facilitador da exploração de espaços abertos. Por isso, este trabalho procura valorizar o papel da família como motivadores e apoiadores da relação criança-natureza, além de investigar e desenvolver métodos estratégicos para auxiliar pais e cuidadores. O referencial teórico discorre sobre a importância do contato com a natureza para a criança, o papel da família como motivadores da relação criança-natureza e o significado de natureza. Visto a problemática, foi elaborada uma cartilha informativa com sugestões de como os pais podem incentivar o contato das crianças com a natureza, com esquemas, figuras e pequenos textos, propondo dicas e métodos simples para desempenho das atividades propostas. A cartilha também é um convite nas estratégias utilizadas, podendo, inclusive, adaptar, melhorar, ter novas ideias e até mesmo criar novas estratégias a partir das já sugeridas, levando em consideração as variações socioculturais de cada família.

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