Uma proposta de implementação da educação ambiental no ensino de química: criando relações entre a compostagem e a química, através da experimentação problematizadora

Vieira, Carlos Henrique

Resumo

O presente trabalho objetiva a inserção da educação ambiental no ensino de química sob uma perspectiva problematizada, sendo trabalhada com abordagem de temáticas sociais, como a abordagem do tema meio ambiente. Visando a busca na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre as problemáticas ocorrentes no seu cotidiano, de forma que a questão problema que norteou todo o seu desenvolvimento foi: O que se pode fazer para reduzir ou combater o percentual de poluição por descarte incorreto do lixo orgânico?. Utilizando da compostagem como tema gerador da pesquisa, e como prática experimental, sobe uma perspectiva contextualizada entre a realidade do publico e os conteúdos visto em sala de aula, com o intuito de demonstrar os processos químicos envolvidos na compostagem, as vantagens de se trabalhar com a educação ambiental interligada a química, importância da (AEP) e qualidade na contribuição da educação dos alunos. Sendo trabalhada em concordância por uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Ciências denominado Atividade Experimental Problematizada (AEP), como contributivo no processo de ensino e de aprendizagem, de forma que o desenvolvimento de atividades experimentais problematizadas, geram contribuições no processo de ensino aprendizagem, e a implementação da educação ambiental gera nos alunos a formação de sujeitos críticos e conscientes.

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