MINIMALISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DO ENSINO ÀS PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SILVA, JOSÉ DE OLIVEIRA

Resumo

Este trabalho buscou apresentar a educação ambiental e o minimalismo e, analisar como tais temas vem sendo trabalhados no ambiente escolar, diante da necessidade de preservação e manutenção sustentável do meio ambiente. A relevância desse estudo está expressa na elucidação dos objetivos apresentados, que são entender o que é a educação ambiental e sua importância para a manutenção de um ambiente equilibrado, apresentar a definição de minimalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, explanar o pensamento minimalista, apontando sua importância e quais são seus usos e aplicações no mercado de consumo, expor as ideias minimalistas de consumo consciente, visando diminuir a produção de resíduos sólidos e de lixo e por fim identificar possíveis danos ambientais decorrentes direta ou indiretamente do consumismo. A metodologia aplicada foi inicialmente uma pesquisa bibliográfica, em seguida foi feita uma coleta de dados através de um questionário semiestruturado. Abordar a educação ambiental no cotidiano escolar, é buscar a conscientização da importância da natureza e sua conservação para a sociedade moderna, criando ações voltadas a sensibilização social sobre o meio em que vivemos, ações para preservá-lo e conservar os recursos naturais ainda disponíveis no ambiente, garantindo que as futuras gerações também possam usufruir desses recursos.

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