Um processo participativo de engenharia de requisitos para a construção de tecnologias educacionais

Araújo, Ramon Pontes

Resumo

A tecnologia educacional compreende a inclusão de recursos tecnológicos nos processos pedagógicos com o objetivo de inovar as práticas de ensino e aprendizagem. Construir essas tecnologias de modo a permitir que o estudante não limite seu aprendizado, contribuindo para formação e evolução do conhecimento, incentivando a análise, argumentação e pensamento crítico, é uma tarefa complexa e desafiadora. As tecnologias educacionais só́ tem propósito à medida que os professores a percebem como uma aliada, ou seja, como uma ferramenta que auxilie suas atividades didáticos pedagógicas e, que, os alunos a vejam como um recurso que os motiva. A Engenharia de Software tem proposto técnicas, métodos e processos diversos para a elicitação e especificação de requisitos de propósito geral, mas carece de um processo que seja adequado ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, dado os aspectos cognitivos e sociais inerentes do processo de ensino aprendizagem incorporados nessas tecnologias. Como forma de investigar essas lacunas, este trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver um processo participativo de engenharia de requisitos para a construção de tecnologias educacionais. O percurso metodológico descritivo exploratório que ancorou a pesquisa envolveu um mapeamento sistemático da literatura, a elaboração de um processo participativo de engenharia de requisitos para o desenvolvimento de tecnologias educacionais com base nos referenciais teórico-metodológicos Design Participativo, Design Thinking e Aprendizagem baseada em Problemas, refinamento do processo por meio de workshops envolvendo professores e estudantes em contextos reais de aprendizagem. A avaliação dos protótipos utilizando o modelo TAM (Technology Acceptance Model) desenvolvidos com base no processo proposto foi respondida por 36 estudantes dos 52 que participaram dos workshops, alcançando entre 76% e 97% de respostas concordo totalmente nas sete questões do instrumento de avaliação, e 100% de respostas concordo ou concordo totalmente. Conclui-se uma alta concordância nos sete critérios analisados, com destaque para clareza, recomendação e facilidade de uso, que alcançaram um percentual acima de 91% das respostas concordo totalmente. As técnicas de observação aplicadas em todos os workshops foram capazes de refinar o processo proposto, especialmente em relação ao tempo e organização das etapas. Além disso, os grupos focais puderam avaliar o processo ao final dos workshops com feedback predominantemente positivo julgando-o claro, compreensível, de abordagem participativa e pedagógica.

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