Música, tecnologia e EPT: conceitos, conexões e aplicabilidades para o ensino técnico integrado de canto popular no IFPB
Vaz, Ebenézer Lourenço Ferreira
Resumo
O ensino em cursos técnicos integrados nos Institutos Federais requer, do docente, mais que o conhecimento específico de sua área de atuação. Como professor de canto popular do Curso Técnico em Instrumento Musical no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), percebi a necessidade de entender como a história e os fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dos quais os IF’s são oriundos, podem se conectar com a sala de aula. Atrelado a isso, o avanço das tecnologias digitais e o seu uso como ferramentas pedagógicas tem se tornado um desafio constante para relação professor-aluno em qualquer instituição e a qualquer nível de ensino. Partindo dessa perspectiva, nosso objetivo, neste trabalho, foi buscar conexões pedagogicamente aplicáveis entre essas três vertentes: Música, Tecnologia e EPT. Destarte, por meio dos respectivos recortes que fizemos, a saber: Canto Popular, Videoaula e Música nos IFs, e por não encontrar trabalhos que já contemplassem a ligação dos três temas, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória buscando o máximo possível de aproximação de forma isolada com os três temas e suas principais nuances, e, a posteriori, fizemos uma análise qualitativa do conteúdo buscando interconexões com intento de atingir o objetivo desta pesquisa. Os resultados obtidos foram de que é possível encontrar e sobretudo fazer acontecer conexões entre a Música, Tecnologia e EPT, por meio de uma interdisciplinaridade planejada, promovendo uma formação integral que contemple as dimensões vitais do trabalho da ciência e da cultura, conectando, na prática, o ensino de canto popular a outras áreas do conhecimento. Como resultado desta pesquisa foi confeccionado um Produto Educacional do tipo audiovisual, no formato de quatro videoaulas intitulado: Videoaulas: Conectando Canto Popular a Outros Saberes. Devido pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de aplicação in loco, o produto foi avaliado por um comitê ad hoc formado por professores de música de instituições federais de ensino, que aprovaram e consideraram o produto aplicável como subsídio didático para uso nas aulas de música/canto do Ensino Técnico Integrado.
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