Reflexões sobre o lugar da informática na escola na cidade de Nazarezinho - Pb

Gomes, Eliano Maciel

Resumo

O presente trabalho centra-se no papel que tem o ensino de informática e computação na preparação dos estudantes para enfrentar as mudanças do mundo contemporâneo e, sob esse fundamento, objetivou refletir sobre o lugar do ensino de informática na cidade de Nazarezinho-PB. De forma mais específica, para fundamentar nossa busca, discutimos a importância da informática e da computação, na escola, para o desenvolvimento do aluno; identificar a visão dos docentes frente a importância da informática na escola; discutir os aspectos que promovem a não inserção da informática na escola e seus impactos e reconhecer a existência de processos de formação voltados ao desenvolvimento e uso de tecnologias e a importância dada a eles pelos professores assim como a presença de laboratórios de informática e professores qualificados. Diante do exposto, partimos da hipótese de que toda a comunidade escolar, composta por alunos, pais, professores e gestores têm uma ideia superficial dos benefícios que o ensino de computação e informática pode trazer a escola em forma de desenvolvimento cognitivo, fluidez ao realizar atividades e principalmente no uso das tecnologias de forma interdisciplinar, ao consideramos a existência de equipamentos na escola. O estudo ancora-se em contribuições teóricas de estudiosos da área da educação, documentos normativos e de pensadores da informática aplicada ao ensino. Ademais, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de campo, exploratória, com foco numa população amostral formada por corpo docente e gestores de três unidades educacionais e com coleta e dados realizada através de questionário composto por questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados através da comparação das respostas dos participantes, de modo a estabelecer um perfil das escolas pesquisadas no que tange à oferta e percepção sobre o ensino de informática em cada uma delas. Por fim, os dados analisados contribuem para promover uma reflexão entre os sujeitos envolvidos no processo educativo acerca da percepção da importância da inserção da informática na escola e da dependência dessa efetivação não somente a existência de equipamentos, mas, sobretudo, à formação do docente para esse trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.