Educação financeira no Ensino Superior: uma análise do uso do cartão de crédito entre os estudantes do IFPB - Campus João Pessoa

Araújo, Érica Firmino dos Santos

Resumo

Em uma sociedade onde o consumo representa bem-estar, status e prestígio social, é difícil estabelecer limites saudáveis para essa prática, especialmente entre os jovens. Conhecida por ter comportamentos mais erráticos, a parcela mais jovem da população precisa, muitas vezes, se dividir entre as responsabilidades de casa, do trabalho e da faculdade, sendo assim, administrar a vida financeira acaba ficando em segundo plano. Ao se render às facilidades advindas do uso do cartão de crédito, aliada à falta de orientação e planejamento, os jovens se veem cada vez mais endividados e a educação financeira surge como uma forma eficaz de combater esse cenário. À vista disso, esse trabalho tem por objetivo analisar a educação financeira e o conhecimento acerca do uso do cartão de crédito entre os estudantes de cursos do ensino superior do IFPB, campus João Pessoa. A partir de uma pesquisa aplicada de abordagem quanti-qualitativa e cunho descritivo- exploratório, pretende-se avaliar os impactos negativos do mau uso do cartão de crédito, bem como verificar como estes estudantes planejam, controlam e conciliam a própria vida financeira.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.