Análise dos conteúdos presentes em websites voltados para o ensino de química

LINS, Francisco Antonio Vieira

Resumo

Vivemos em uma era onde o uso da internet vem ganhando muito destaque, tanto nos meios econômicos e sociais, quanto no meio educacional. A utilização dessa ferramenta é de fundamental importância, pois além de oferecer muitas informações, ela também é capaz de ofertar uma diversidade de oportunidades interativas para educadores e alunos. Através do acesso à internet, os alunos e professores possuem acesso a uma gama de websites que auxiliam nas pesquisas escolares, bem como na retirada de dúvidas de vários conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o nível de confiabilidade das informações presentes em dez websites de Química no que tange aos conteúdos de Química do Ensino Médio relacionados a “Substâncias e Misturas”, “Calor e Temperatura” e “Classificações do Carbono e Cadeias Carbônicas”. A pesquisa possui caráter qualitativo e a avaliação dos websites foi baseada nos indicadores propostos por Costa et. al (2003) e Cabral e Leite (2008). Esses indicadores vão desde a estrutura geral de um site até a forma como os conteúdos estão dispostos, de modo a analisar se as homepages possuem caráter educativo e se estão aptos para serem usados como fontes de pesquisas escolares. A partir dessa pesquisa, pôde-se observar que os websites escolhidos atendem aos critérios apresentados na metodologia, de modo que as informações disponíveis nesses portais não apresentam erros ou equívocos que levem os visitantes a um entendimento errôneo dos conteúdos mencionados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.