Análise das monografias apresentadas no curso superior de Licenciatura em Química do IFPB, Campus Sousa, sob a perspectiva das tendências de pesquisas em ensino de química

OLIVEIRA, Lucilene Gomes de

Resumo

O curso superior de Licenciatura em Química do IFPB, Campus Sousa teve início no ano de 2010 com a primeira turma iniciando no período letivo 2010.1. Seu objetivo principal é formar profissionais licenciados e aptos para atuar no Ensino de Química da Educação Básica (ensino médio e profissional). Foi devido à percepção por parte das instituições educacionais de que o Ensino de Química encontrava-se defasado pela carência de profissionais com habilidades e competências específicas nesta área de ensino que este curso foi criado. A proposta desta pesquisa é identificar e caracterizar as monografias do curso superior de Licenciatura em Química do IFPB, Campus Sousa, quanto às principais tendências na área de Pesquisa em Ensino de Química. A presente pesquisa bibliográfica tem caráter qualitativo e exploratório e analisou os TCCs tendo como referência os trabalhos dos principais autores em cada uma das linhas de Pesquisa em Ensino de Química. Ao todo foram encontradas sete tendências de Pesquisa em Ensino de Química nos TCCs. As monografias analisadas, se referem aos períodos letivos de 2013.2 (turma inicial 2010.1) a 2016.2 (turma final 2013.2), totalizando 21 monografias, em 4 turmas concluintes do curso. Deste universo, não foi possível fazer análise de um trabalho monográfico por não ter sido localizado na biblioteca do Campus. Quanto às monografias analisadas, foi revelado um nível satisfatório em relação às contribuições para a Educação Química. Ao final, são estabelecidas perspectivas e sugestões para os futuros trabalhos de monografias do referido curso.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.