Investigação das abordagens dos conceitos de sais em livros didáticos de química do ensino médio

ABRANTES, Poliana Gomes de

Resumo

O livro didático é um grande instrumento norteador de conhecimento utilizado na construção de saberes. Na maioria das vezes, é a única mídia educacional utilizada em sala de aula pelos professores nos mais diversos níveis de ensino. Entretanto, muitos livros usados apresentam erros conceituais e obstáculos epistemológicos que podem gerar confusões e dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente trabalho traz uma investigação do conteúdo de Sais presentes nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, a fim de identificar e discutir tais equívocos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, com uso de uma abordagem qualitativa, no qual foram comparados conceitos encontrados nos livros didáticos de Química do Ensino Médio com livros do Ensino Superior, Gold Book da IUPAC e artigos científicos. Identificou-se a presença de diversos equívocos conceituais, definições ralas, obstáculos epistemológicos e ideias que não condizem com a linguagem científica: uso de sinonímias errôneas, classificação de sais como função química, uso do termo ―hidroxila‖ para tratar do termo ―hidróxido‖ etc. Baseado na análise dos dados, foi possível notar a importância deste trabalho, pois apesar da supervisão do PNLEM e existência de vários trabalhos abordando o tema, ainda encontram-se erros e obstáculos epistemológicos que prejudicam a aprendizagem significativa dos estudantes.

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