A literacia financeira de docentes do ensino básico na cidade de João Pessoa/PB
Souza, Lucas Matheus Ferreira de
Resumo
Nos últimos anos, devido a complexificação do sistema financeiro e da própria economia cotidiana, com o fornecimento de crédito rápido e barato para a população junto à necessidade de crédito para a aquisição de bens básicos (imóveis, carros, transporte, produtos eletrônicos etc.), a necessidade da educação financeira se mostra cada vez mais urgente, sobretudo por conta dos altos níveis de endividamento da população. Entretanto, como é dever do Estado garantir uma educação pública e de qualidade, infere-se que esses conhecimentos financeiros deveriam ser majoritariamente disseminados pelo próprio sistema de educação, tendo os professores como os agentes garantidores deste conhecimento. A partir deste contexto, a seguinte pergunta de pesquisa surge: qual o nível de conhecimento financeiro dos professores do ensino básico? Assim, com base no que foi exposto, o objetivo geral do presente trabalho é avaliar o nível de literacia financeira de professores na cidade de João Pessoa – PB. Para a persecução dos objetivos de pesquisa, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário on- line como a principal metodologia de pesquisa. Nos resultados, foi possível identificar um bom nível de domínio dos conhecimentos financeiros dos educadores, na qual das 13 questões aplicadas, a média de acertos foi de 9. Conclui-se que aqueles que apresentaram maior domínio foram doutores que lecionam matérias sociais em escolas públicas e tratando dos aspetos pedagógicos, uma parte da amostra ainda possui receio de lecionar ou de agregar a educação financeira de algum modo a própria matéria lecionada. E finaliza-se afirmando que um dos possíveis rumos que poderiam ser tomados seria a padronização de uma técnica pedagógica que conseguisse expor as diversas esferas da educação financeira.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.