Avaliação do estresse psicológico em alunos do ensino médio e superior ocasionados pelo retorno do ensino presencial no IFPB Campus Sousa-PB

Santos, Arthur Cabral Pereira dos
Celeste, Ozael Estrela

Resumo

Desde o início do ano de 2020, todos os continentes começaram a ser assolados por uma pandemia de nível global causada pelo Corona vírus Disease 2019 (COVID-19). Ao especificar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), referência no ensino no estado da Paraíba, com relação a situação pandêmica, toda a sua comunidade educacional teve também que passar por mudanças de vivência comportamentais. Visando avaliar o estresse psicológico em alunos do ensino médio e superior ocasionados pelo retorno do ensino presencial, este TCC teve por objetivo descrever o estresse psicológico entre alunos do Ensino Técnico integrado ao Médio e do ensino Superior com retorno do ensino presencial no IFPB campus Sousa - PB. Esta obra teve como metodologia um caráter de abordagem explicativa e transversal de natureza quantitativa. Através das análises desenvolvidas na pesquisa, obteve-se um detalhamento comparativo acerca dos níveis de estresse psicológico adquirido pelos discentes do nível médio e do nível superior do IFPB de Sousa-PB, no período de volta às aulas presenciais, bem como suas causas possíveis. O perfil dos discentes componentes da amostra foi representado por 37,3% do sexo masculino e 62,7% do sexo feminino, tendo ainda uma margem de idade entre 14 e 54 anos, todos residentes nas cidades circunvizinhas como: Sousa, Nazarezinho, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, entre outras. Por meio de tais dados, observa-se que a maioria dos discentes, tanto do nível médio, quanto do nível superior, alegaram se sentir ao menos um pouco aborrecidos, tendo ainda porcentagens relevantes nos graus moderado e bastante. Explicitando assim o descontentamento e irritação com sua nova rotina. Tal fato pode ser decorrido dos anseios dos próprios estudantes pela volta a sua rotina tida como normal, ou seja, sem a necessidade de estar presente a tela de um computador ou celular de forma obrigatória e atendendo as demandas da faculdade ou instituição escolar, sem mencionar que nem todos os envolvidos nesse processo possuíam acesso as tecnologias. Por meio dos dados obtidos, foi possível propor que diversos são os efeitos que o retorno presencial ocasionou na mente dos discentes, tendo no nível básico, mais precisamente no ensino médio, o maior desgaste psicológico de educandos. Tendo em vista essa premissa, pode-se relacionar que o sistema educacional atual, enfrenta e enfrentará problemáticas afins decorridas da nova realidade escolar, resultando num longo período de tempo até a readaptação.

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