Um modelo para construção de gamificação personalizada com base nos frameworks hexad e 6D

Morais, Aline Priscila Araújo de

Resumo

O objetivo deste trabalho é construir um modelo para a gamificação personalizada, que se baseia nos frameworks Hexad e 6D. Para fins de avaliação, coletamos dados durante a aplicação das gamificações criadas para as disciplinas de Introdução à Programação e Algoritmo e Programação Estruturada do curso de Redes de Computadores e Sistemas para Internet no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Por isso, o nosso modelo tem como objetivo fornecer uma forma sistemática de construir gamificação personalizada para auxiliar os profissionais que a utilizam, assim como atrair mais jogadores/usuários. Em seguida, realizamos um mapeamento sistemático da literatura para melhor entender as necessidades de gamificação. Descobrimos que, na maioria das vezes, as gamificações são criadas sem um foco específico nos usuários e sem um modelo pensado para guiar sua criação. Para verificar a eficácia de nossa abordagem, criamos duas gamificações, uma genérica e outra personalizada, que foram aplicadas nas turmas. Durante o processo de criação do modelo, usamos alguns passos pré-fixados do framework 6D e levamos em consideração o perfil de jogador/usuário com base no framework Hexad. Ao final, avaliamos o que os professores acharam do modelo e se a gamificação personalizada mostrou melhores resultados do que a gamificação genérica. Após o levantamento do perfil dos alunos, foi aplicado com os professores o modelo proposto para criação de gamificações personalizadas para cada turma. Uma análise crítica seguiu-se a cada aplicação, juntamente com questionários semiabertos online, para avaliar o comportamento e a influência dos alunos. Os resultados admitem que os alunos preferem a gamificação personalizada, embora sejam detectados alguns elementos a serem aprimorados na gamificação genérica utilizada na turma do professor C1. No entanto, na turma do professor C2, os resultados da análise revelaram uma preferência quase igualitária de ambas as gamificações. Além disso, os professores sentiram-se satisfeitos com a abordagem proposta e com a gamificação personalizada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.