Jogos Químicos: a química através de jogos educativos

Pereira, Beteseã Laís Batista

Resumo

As atividades em sala de aula relacionadas às metodologias ativas têm ganhado força pelo resultado positivo obtido através do rendimento escolar e participação dos alunos. Atividades lúdicas como os jogos, proporcionam ao indivíduo criar, socializar, conhecer novas culturas e abrir seu leque de conhecimento. Os jogos estão presentes na vida dos discentes desde criança, colaborando para o desenvolvimento humano e social. No ensino, os jogos são abordados em níveis básicos educacionais, como no ensino fundamental; no ensino médio, a metodologia de trabalho dos professores com os alunos é diferente, sendo tradicional e centrada na teoria. A complexidade de aprendizagem da química quanto disciplina e a metodologia tradicional, que ainda é usada em seu ensino, dificulta o desenvolvimento do discente em relação ao que é estudado por ele na matéria, acarretando o desinteresse e o desgosto pela química. Contudo, ao passar dos anos, metodologias ativas de ensino, integradas ao ensino da química, passaram a exercer uma função importante para as aulas administradas pelos docentes. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que foram desenvolvidos e aplicados, utilizando o microlearning, que é um método de aprendizagem focada e compacta, jogos químicos relacionados às reações orgânicas, construídos pelos discentes, voluntários da pesquisa, com o objetivo de dinamizar, integrar, provocar a participação e contribuir para a formação química dos alunos. Para a obtenção de dados, foi realizado e implantado um questionário sobre a metodologia abordada que resultou a aprovação e interesse dos discentes pela atividade, reforçando a importância do uso de metodologias ativas, neste caso o jogo, para o ensino e aprendizagem.

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